quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cinemateca têm programação especial de verão

"Verão de Clássicos" têm programação à partir do dia 13 de fevereiro até o dia 16 de março, com entrada franca

A programação da Cinemateca em fevereiro traz a nova edição do Verão de Clássicos, oportunidade única para o público conferir uma variada seleção de filmes clássicos das mais diversas épocas, países e gêneros. As exibições serão sempre em película e todos os títulos pertencem ao acervo de difusão da Cinemateca.

Entre os destaques estão filmes como Clube da Luta, de David Fincher, com Brad Pitt e Edward Norton, um marco do cinema norte-americano do fim dos anos 1990. 
Também na mostra, dois filmes sobre o cinema e sua indústria: Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder e O estado das coisas, de Wim Wenders, onde uma equipe entra em colapso. 
Adaptações de peças teatrais, como A flauta mágica, uma transposição de Ingmar Bergman para a TV da ópera de Mozart, e Otelo, versão do gênio Orson Welles para a tragédia de Shakespeare
Clássicos do cinema espanhol, como os dois interpretados pela atriz Ana Torrent, O espírito da colmeia, de Victor Erice, e Cría Cuervos, de Carlos Saura, que marcaram os anos 1970, e uma comédia de Pedro Almodóvar, Que fiz eu para merecer isto?, com Carmen Maura num de seus grandes momentos. 
Entre as curiosidades estão A adolescente, de Alfonso Brescia, comédia italiana com toques sensuais, Um hotel muito louco, estranha e sarcástica comédia de Tony Richardson (de As aventuras de Tom Jones e Ned Kelly), e Carne fresca, misto de documentário e cinebiografia do fotógrafo gay Bob Mizer, que usava revistas de halterofilistas para driblar a censura às suas obras homoeróticas. 
Jules e Jim – uma mulher para dois é uma das obras-primas de François Truffaut, com uma grande interpretação de Jeanne Moreau
Romance, de Catherine Breillat, é um poderoso filme feminista, que causou polêmica em seu lançamento por conta de suas cenas de sexo explícito. 
Outro francês, Jean-Jacques Annaud, reconstitui um episódio pré-histórico em A guerra do fogo
O hospedeiro, de Bong Joon-ho, é uma obra-prima do cinema fantástico, misturando horror e humor numa história de mutação provocada por lixo tóxico. 
A menina santa, de Lucrécia Martel, é um dos filmes mais influentes das últimas décadas e que merece ser revisto.

Confira a programação completa aqui: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=303